segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Feliz Ano Novo, 

Feliz 2017

As vezes fico me lembrando que sou do tempo que as relações sociais eram diferentes. Tempo não muito longe não. Naquela época, Feliz Ano Novo, para um novo ano que se iniciava, se desejava através de cartão-postal, no cartão já vinha impresso "Feliz Natal e um Próspero Ano Novo."
As pessoas, daquela época, as que tinham mais poder aquisitivo, as empresas, os políticos e também aqueles que mais tarde queriam ser políticos, mandavam fazer cartões especiais, cartões personalizados.
As coisas foram evoluindo no passar dos anos e com o aumento da crise financeira, as modificações nos costumes também foram acontecendo.
Depois dos cartões-postais de Natal - assim que eles eram chamados - começou uma nova prática, onde os amigos da lista de contatos dos smartphone passaram a receber as felicitações de Natal através dos famosos e antigos torpedos.
A mensagem através do SMS, dos que tinham celular e operadoras que cobravam pouco ou quase nada, eram um sucesso, pois você atingia um grande número de amigos em um só toque. Começava-se enviar as mensagens, uma a uma, às 18:00, porque mais tarde que isso as linhas  dos telefones ficavam congestionadas.
Era uma questão de status, cada um queria apresentar o melhor desempenho gráfico.

A evolução contínua em passos rápidos. Surge o WhatsApp. Celulares com maior capacidade de memória nos IOS permite que a criatividade dos usuários montem mensagens em GIF, que são verdadeiras obras de arte. 
Recebi mais de uma centena de balõezinhos, explosões de luzes, letreiros em movimentos, todas com música ao fundo. Achei maravilhoso e curti a toda, mas por outro lado, quase que em todos os casos, me perguntava: Será que eu teria recebido tantas mensagens assim, caso não fosse a evolução da tecnologia? Acho que sim, todas são pessoas que me enviaram um Feliz-Ano pela passagem do Reveillon, são pessoas queridas que prezo e amo muito.
A verdade mesmo, é que a classe que forma a geração Y, que foi a geração que se desenvolveu em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos, e muito mais.
Este avanço na forma de comunicação rápida credito a classe da geração Z. Esta sim está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos. As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, com o compartilhamento de arquivos, com os smartphones, tablets, com o WhatsApp e o melhor de tudo: Sempre conectadas.

Estas duas gerações ensinaram as outras o modo mais prático e rápido de se comunicar, recheado de palavras em inglês e de um linguajar próprio para web ("vc" "tb", "kkk", ""não é naum",) é possível ainda resumir informações através de emocticons, que nada mais são que rostos que demonstram as mais diversas expressões que sentimos. 


Assim os das Gerações Baby Boomer e “X”, abandonaram o modo antigo de mandar cartões de Natal, ou de pegar o telefone e fazer uma ligação para os amigos e seus familiares e com viva voz, com uma palavra de amor e confraternização dizer "Feliz Ano Novo” meu filho, meu amigo, meu irmão, que ano que se inicia seja repleto de felicidade.

Um comentário:

  1. Pura verdade!!! Noto que as pessoas estão ficando automatizadas...Com tanta tecnologia...

    ResponderExcluir