domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bruna Surfistinha - O Filme

Fui ao cinema com o firme propósito de no final da seção escrever um post sobre o sucesso que o filme de Marcus Baldini vem fazendo ao contar uma história picante e venenosa sobre a mais famosa "Garota de Programa" do Brasil, que teve coragem de expor ao mundo sua passagem pela prostituição através de mais de 300 mil exemplares de livros vendidos. O Doce Veneno do Escorpião.

Queria dizer, quanto eu estava pensando em escrever o post sobre o filme, que muitas mulheres na fila do cinema sonhavam em um dia também, colocarem para fora a Bruna que tem latente dentro delas;

Queria dizer, quando eu pensava em escrever o post sobre o filme, que muitas meninas que ocupavam as confortáveis cadeiras do cinema, no fundo no fundo, estavam ali para ver como poderiam também se tornar uma mulher famosa, transformando o sexo do prazer carnal com os coleguinhas da escola, amigos do condomínio, em o sexo do lucro, do dinheiro, das jóias, das roupas bonitas;

Queria dizer, quando eu pensava em escrever o post sobre o filme, que muitas mulheres com seus maridos na fila do cinema, sonharam um dia em ser uma garota de programa, nem que fosse para fazer desforra para seus homens que um dia também o trocaram por outra mulher em piores condições que a delas. Não sei se por vingança ou pelo veneno do escorpião.

Começa o Filme. Senas de sexo tomam conta da telona. Mulheres feias desfilam no bordel de uma maneira deprimente. Chocante como em todos os bordeis. Larissa, Jaine, Gabi e Mel, não importa o nome de guerra daquelas mulheres. É assim em todos eles. Conheci vários bordéis e todos que conheci, eram assim. Pobres mulheres, coitadas, jogadas ali como mercadorias baratas onde o ganho monetário dos 60 minutos através da pele com pele sem olhar com quem, era para cafetina.

Nas cadeiras do cinema prevalece o silêncio do escurinho. Pessoas tentam se acomodar melhor em suas poltronas. Tem uma coisa que está incomodando aquela gente. O filme. A realidade. A tristeza de ver uma mulher contar que tem que fazer programa para sustentar o filho que está doente, ou um pai ou mesmo uma mãe desempregada. Agora a coisa está mudando e muitas das mulheres que entraram pensando em um dia se tornarem Brunas, já não pensam mais. Sexo e mais sexo. Senas que muitas já fizeram com seus homens entre quatro paredes, agora demonstram certo nojo em ver Bruna custir na pia. E todo mundo se retorce nas poltronas. 

Conheci muitos cabarés, bordeis, ou mesmo putedos por este Brasil a fora e confesso a vocês que 95% deles são como o prive, onde Bruna Surfistinha escolheu para sua iniciação como puta. Naquela espelunca as garotas moram e recebem seus clientes. Naquela espelunca como tantas outras desse "brasilzão"  é onde rola o tóxico barato, os roubos e as traições entre elas, pois não existem leis, somente o dinheiro é que prevalece. Esta foi a parte mais deprimente, no  início  do filme, depois foi só festa.

Sai do cinema e prometi para mim mesmo que não iria escrever sobre o filme, que como obra de arte está maravilhoso. Não queria escrever sobre aquela Raquel que foi ridicularizada na Escola por seus colegas, e como se diz no popular "por aqueles filhinhos de papais".

Sai do cinema e disse que não escreveria sobre o conflito de família vivido por uma menina de classe média que sem ter onde ir, sem ter um braço amigo se torna a garota de programa, a mais famosa Garota de Programa. Janine, Carol nomes de puta é a triste realidade de todas. Elas falam a verdade. Elas falam o que realmente acontece nestes locais onde o homem se sente grande por mais humilde que seja. Onde o homem se sente o mais bonito, mesmo que não tenha mais dentes. Onde os homens se sentem os tais perante a fêmea meiga e carinhosa esperando uns trocados de tostão para gastar com o outro que mais lhe atrai.

Faz sucesso na Zona de Meretrício aquela mulher que goza, ou melhor, finge que goza. Todos os homens, o que mais sonham na vida é fazer uma puta gozar. Todos os homens querem ouvir da puta que ele é o melhor, que ele foi o único homem que um dia fez ela gozar. Assim o dia está ganho e para este tipo de homem este é seu maior troféu. Isto lhe dará prazer ao contar aos amigos. Não adianta ele ouvir isso de sua parceira. Que experiência tem ela para dizer isso? Ele quer ouvir da puta. Ele quer ouvir que com seu membro avantajado - que as vezes nem tanto - machucou-a toda. Isto dá prazer para o bobo.

Diferente faz um amigo meu que diz para elas:

- Olha!!! se gozar eu não pago, porque aqui só quem pode gozar sou eu que estou pagando.

Sai do cinema e disse que não escreveria sobre o sonho de todos os "Huldson" da vida de ser o gostosão e tirar a mulher da prostituição.

E foi assim que me peguei escrevendo e dizendo que de ingênua e desajeitada, Bruna se torna a garota de programa mais disputada do lugar onde mora e que é a garota de programa que mais ganhou dinheiro.


Comentários:

1) - Bah Dirceuzinho ...
          Normalmente não gosto de filme nacional, pois quase sempre o som  é estridente e o    
          áudio não acompanha o vídeo, parece que estou assistindo aos velhos filmes do
          Mazzaropi no fantástico Cine Theatro Ideal de Jaguary.
          Mas vou ter de assistir, senão não vou poder avaliar contigo ....
          z.

2) - Stona,
 
         Tentei postar um comentário - um pouco moralista - não sei se consegui...
 
         Acho ela um tesão... Vou ver o filme!
 
         Areijo,
 
         Fausto

4 comentários:

  1. Muito interessante ter um relato masculino da realidade da prostituição. È importante conhecer a visão dos homens deste mundo que é totalmente desconhecido para nós mulheres. Admiro tua sensibilidade e sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, a realidade escancarada e a basbaquice dos homens onde cada vez mais se tornam reféns de caprichos, quando pensam que são caçadores, fez com que eu não escrevesse sobre o filme em si, mas sim sobre o cotidiano. José Saramago no seu último livro Caim representa muito bem este pensamento do homem que pensa ser o tal, quando na verdade está sendo a presa e não o caçador. Mas que bom que é assim, caso não fosse não teríamos como criticar e os consultórios de psicologia clinica estariam sem pacientes masculinos que hoje buscam uma bengala para seus conflitos existenciais. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dirceuzinho.
    Quantas Brunas Surfistinhas existem irrustidas próximas a nós, querendo realizar suas fantasias e tornarem-se verdadeiras mulheres. Mas infelizmente são tolidas, impedidas de realizarem-se, por homens babacas, que pensam que a mulher é um simples objeto de prazer. Não sabendo eles que uma mulher liberta e inteligente torna-se uma grande amante companheira. Desculpe-me ter analisado somente pelo viés sexual, mas felizmente 95% de nossas vidas são baseadas neste viés, por isso mãos a obra.
    Abraços Hamiltinho.

    ResponderExcluir
  4. Hamiltinho, não tens que pedir desculpa de nada, teu comentário foi de alto nível e muito franco, sincero como sempre fostes. Sabes que comungamos dos mesmos pensamentos e para reforçar o que digo recomendo-te a leitura do post: http://ferbernd.blogspot.com/2011/02/sera-que-algum-dia-nos-mulheres-vamos.html escrito por uma profissional da psicologia com mais de 10 anos de analisando homens e mulheres com conflitos. Leia você vai gostar.

    ResponderExcluir